"A literatura tem essa magia de nos tornar contemporâneos de quem quisermos." (Inês Pedrosa)

quarta-feira, 10 de junho de 2009

O Medo da Liberdade



Liberdade o que é a liberdade?


"Liberdade, essa palavra que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda."


O grande problema da liberdade não é mais como chegar até ela, não é mais saber usa-la, o grande problema é o medo da liberdade.


Um excelente vídeo, que apesar de grande vale a pena ver até o final, são 10 minutos que não serão perdidos!


terça-feira, 9 de junho de 2009

A Alma do Negócio



Um perfeito casal-propaganda leva uma vida feliz e tranqüila até descobrir que seus maravilhosos produtos podem fazer muito mais do que prometem. A Alma do Negócio é uma critica ao consumismo.


Consumismo é o ato de consumir produtos ou serviços, muitas vezes, sem consciência. Há várias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exercem nas pessoas. Muitos alegam que elas induzem ao consumo desnecessário, sendo este um fruto do capitalismo e um fenômeno da sociedade contemporânea. (Wikipedia)

Você não precisa de um celular novo, mais ainda assim o deseja; sua televisão funciona perfeitamente, mas ainda sim quer uma nova lcd de plasma; seu carro está ótimo mais ainda sim o deseja trocar; você não precisa de um sofá novo, mais ainda sim não resiste a aquela promoção; mulher você está linda, mais ainda sim desejas ser igual à modelo esquelética da revista; meu amigo não tem nada de errado contigo, mas ainda sim quer ser igual o ator musculoso do filme; minha criança você já tem mil brinquedos e um milhão de amigos, mas ainda assim achas que só será feliz com o novo vídeo game ou a Barbie que acabaram de lançar! (Ver Ditadura Social)

sexta-feira, 5 de junho de 2009

O Povo!

Não posso deixar de concordar com tudo que dizem do povo. É uma posição impopular, eu sei, mas o que fazer? É a hora da verdade. O povo que me perdoe, mas ele merece tudo o que se tem dito dele. E muito mais.

As opiniões recentemente emitidas sobre ao povo até agora foram tolerantes. Disseram, por exemplo, que o povo se comporta mal em grenais. Disseram que o povo é corrupto. Por um natural escrúpulo, não quiseram ir mais longe. Pois eu não tenho escrúpulo.

O povo se comporta mal em toda parte, não apenas no futebol. O povo tem péssimas maneiras. O povose veste mal. Não raro, cheira mal também. O povo faz xixi e cocô em escala industrial. Se não houvesse povo, não teríamos o problema ecológico. O povo não sabe comer. O povo tem um gosto deplorável. O povo é insensível. O povo é vulgar.

A chamada explosão demográfica é culpa exclusivamente do povo. O povo se reproduz numa proporção verdadeiramente suicida. O povo é promíscuo e sem-vergonha. A superpopulação nos grandes centros se deve o povo. As lamentáveis favelas que tanto prejudicam nossa paisagem urbana foram inventadas pelo povo, que as mantém contra os preceitos da higiene e da estética.

Responda, sem meias palavras: haveria os problemas de trânsito se não fosse pelo povo? O povo é um estorvo.

É notória a incapacidade política do povo. O povo não sabe votar. Quando vota, invariavelmente vota em candidatos populares que, justamente por agradarem ao povo, não podem ser boa coisa.
O povo é pouco saudável. Há, sabidamente, 95 por cento mais cáries dentáries entre o povo. O índice de morte por má nutrição entre o povo é assustador. O povo não se cuida. Estão sempre sendo atropelados. Isto quando não se matam entre si. O banditismo campeia entre o povo. O povo é ladrão. O povo é viciado. O povo é doido. O povo é imprevisível. O povo é um perigo.

O povo não tem a mínima cultura. Muitos nem sabem ler ou escrever. O povo não viaja, não se interessa por boa música ou literatura, não vai a museus. O povo não gosta de trabalho criativo, prefere empregos ignóbeis e aviltantes. Isto quando trabalha, pois há os que preferem o ócio contemplativo, embaixo de pontes. Se não fosse o povo nossa economia funcionaria como uma máquina. Todo mundo seria mais feliz sem o povo. O povo é deprimente. O povo deveria ser eliminado.

(O Povo - Luís Fernando Veríssimo)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...