"A literatura tem essa magia de nos tornar contemporâneos de quem quisermos." (Inês Pedrosa)

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Dizem - ...

Dizem - depois do mais belo livro, depois da mais bela mulher, depois do mais belo deserto que já se viu : " Aqui começa o resto da vida". De fato, outra coisa acontece - outro livro, outra mulher, outro deserto - e o resto da vida é a vida outra vez.

Era apenas a ilusão do fim.

Se tudo pode parecer indiferente quando se encontrou o mais belo, por que não reconhecer a mesma fatalidade na situação inversa: ter lido o pior livro, ter visto a paisagem mais desinteressante, ter encontrado a mulher mais feia e estúpida?

Deveria haver aí uma perfeição e, portanto, um limite absoluto do insignificante, do nulo, do trivial e do banal, para além do qual, também neste caso, nada haveria a esperar. De fato, não é assim.


(JEAN BAUDRILLARD)

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A Vontade ávida

"É um fenômeno eterno: a vontade ávida sempre encontra uma forma, graças à ilusão espraiada sobre as coisas, para manter o indivíduo na vida e forçá-lo a continuar a viver. Uns são acorrentados pelo prazer do conhecimento e pela ilusão de poder curar, com ele, a eterna ferida da existência. Outros são enredados pelo véu de beleza da arte que paira diante de seus olhos, aquele outro, pela consolação metafísica de que sob uma profusão de fenômenos a vida eterna continua a fluir indestrutível. Para não falar das ilusões mais comuns e quase que ainda mais fortes que a vontade tem à sua disposição a cada instante."

F. Nietzsche


(Imagem: kandinsky)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...