"A literatura tem essa magia de nos tornar contemporâneos de quem quisermos." (Inês Pedrosa)

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Existência

"O homem começa por existir, isto é, o homem é de início o que se lança para um futuro e o que é consciente de se projetar no futuro. O homem é primeiro um projeto que se vive subjetivamente, em vez de ser um musgo, podridão ou couve-flor; nada existe previamente a esse projeto; nada existe no céu inatingível, e o homem será em primeiro lugar o que tiver projetado ser. Não o que tiver querido ser.

Porque o que entendemos ordinariamente por querer é uma decisão consciente, e para a generalidade das pessoas, posterior ao que se elaborou nelas. Posso querer aderir a um partido, escrever um livro, casar-me: tudo isso é manifestação de uma escolha mais original, mais espontânea do que se denomina por vontade."

(Jean Paul Sartre)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Religar o homem à Terra

"... Mas de quando em quando - se admitirmos que existem benfeitores celestes além do Bem e do Mal - concedei-me, oh deuses, um olhar com que eu possa achar um ser absolutamente completo, feliz, poderoso, triunfante, no que ainda há algo a temer. Um homem que justifique o bem! Conceidei-me que ache uma felicidade que complete e salve o homem pelo qual se possa manter a fé no próprio homem... A má sorte da Europa com o medo ante o homem fez-nos perder também o amor que lhe devotávamos, a veneração que lhe tínhamos e a esperança que lhe consagrávamos. O aspecto do homem fatiga nos."

(Friedrich Nietzsche - A Genealogia da Moral)


domingo, 21 de fevereiro de 2010

Deixe a vida fluir!

Há algo de, como direi, exultante, em colocar-se do lado da vida, em vez de ficar do lado das ideias protetoras. Quando todas essas ideias protetoras sobre a vida às quais você vem se apegando sucumbem, você compreende que coisa horrível é isso, e você é isso. Esse é o arrebatamento da tragédia grega. O que Aristóteles chamava de catarse.

Catarse é um termo ritual e representa a eliminação da perspectiva do ego: destruir o sistema do ego, destruir a estrutura racional. Esmagá-lo e deixar que a vida – boom! – surja. O ímpeto dionísico esmaga tudo. E assim você se sente purgado do seu sistema egocêntrico de julgamento, pelo qual está vivendo o tempo todo.


(JOSEPH CAMPBELL)

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Aprender o Amor

... para aprender a apreciar uma música é preciso saber percebê-la, delimitá-la, em sua própria expressão; depois, é necessário esforço e boa vontade para suportá-la, a despeito da sua estranheza... ter paciência e ternura pelo que ela tem de singular; chega, enfim, o momento em que nos habituamos a ela, em que sentimos que teríamos saudade dela se ela nos faltasse.

Mas não é só com a música que isso nos acontece: é justamente dessa maneira que aprendemos a amar todos os objetos que amamos. Acabamos sendo compensados pela nossa boa vontade, paciência, ternura pela estranheza, quando esta, pouco a pouco, se desvela e vem oferecer-se a nós como uma nova beleza - é essa a gratidão pela nossa hospitalidade. É só desta forma que aprendemos a amar. Também se deve aprender o amor!


(Friedrich Nietzsche)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Fantasma

"Descobri que precisava travar uma batalha com um determinado fantasma. E o fantasma era uma mulher...

Ela era intensamente simpática. Maravilhosamente encantadora. Totalmente abnegada. Ela se distinguia nas difíceis tarefas da vida em família. Sua constituição era tal, que ela nunca tinha um pensamento ou desejos próprios, preferindo antes apoiar os pensamentos e desejos dos outros. Acima de tudo, ela era, é desnecessário dizer, pura...E agia como se estivesse guiando a minha caneta. Relato agora a única ação que me levou ter um apreço por mim mesma ...

Voltei-me para ela e a agarrei pela garganta. Apertei com toda minha força, até matá-la.

Minha defesa, caso fosse levada a um tribunal, seria a de que agi em defesa própria. Se eu não a matasse, ela me mataria."

(VIRGINIA WOOLF)

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Viva com Alegria

Vive com alegria, assume teu destino como um guerreiro soberano. Que a Beleza seja seu guia e a Esperança a tua Luz, que acendi quando ainda eras criança. Não ouças o que diz a gente que amaldiçoa a vida. Sua alma é mesquinha e dela só nos chegam medos. Abandona esses frutos azedos e busca a essência do teu Ser. A vida não passa de ilusão, sim, mas foi essa a missão que te deu o Universo. Quanto à morte, não te preocupes em buscá-la, pois anda sempre contigo, desde que te viu nascer. Ela te arrebatará um dia, mas o que fizeres pela vida há de permanecer.

(EDUARDO ALVES DA COSTA)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Descida ao Hades

Descida ao Hades – Também eu estive no mundo inferior, como Ulisses, e freqüentemente para lá voltarei; e não somente carneiros sacrifiquei, para poder falar com alguns mortos: para isso não poupei meu próprio sangue... Com eles devo discutir quando tiver longamente caminhado a sós, a partir deles quero ter razão ou não, a eles desejarei escutar, quando derem ou negarem razão uns aos outros. O que quer que eu diga, decida, cogite, para mim e para outros: neles fixarei o olhar, e verei seus olhos em mim fixados.

– Que os vivos me perdoem se às vezes me parecem sombras, tão pálidos e aborrecidos, tão inquietos e oh! Tão ávidos de vida: enquanto aqueles me aparecem tão vivos, como se agora, depois da morte, não pudessem jamais se cansar de viver. Mas o que conta é a
eterna vivacidade: que importa a “vida eterna” ou mesmo a vida!

(Friedrich Nietzsche)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Literatura

A literatura nos salva do quê? Da solidão? Da aspereza das coisas como a casca de um pêssego nas mãos de um alérgico? A vida é áspera, cara, o amor, quando se acha, requer uma ternura que afronta o descartável. Meus rins estão bem, o intestino, o fígado, tudo em normalidade. Ainda assim, meus amigos sugerem buscar apoio. Pensei que já o tivesse. A literatura que roubou de mim até o último centavo, nada então me cobrava. Me trazia à tona, fazia de mim o meu próprio ouvido. Fazia o que eu era, um especialista em Paulologia. Mas não vou à praia este ano, não fui ao bar, à balada. Fiquei desta vez sozinho na trapaça comigo mesmo: me negar um livro eu ainda não tinha experimentado.

(PAULO RIBEIRO)

sábado, 6 de fevereiro de 2010

A Viagem

Ordenei que tirassem meu cavalo da estrebaria. O criado não me entendeu. Fui pessoalmente à estrebaria, selei o cavalo e montei-o.

Ouvi soar à distância uma trompa, perguntei-lhe o que aquilo significava. Ele não sabia de nada e não havia escutado nada.

Perto do portão ele me deteve e perguntou:

- Para onde cavalga senhor?
- Não sei direito - eu disse -, só sei que é para fora daqui,fora daqui. Fora daqui sem parar; só assim posso alcançar meu objetivo.

- Conhece então o seu objetivo? - perguntou ele.
- Sim - respondi - Eu já disse: "fora-daqui", é esse o meu objetivo.
- O senhor não leva provisões - disse ele.

- Não preciso de nenhuma - disse eu. - A viagem é tão longa que tenho de morrer de fome se não receber nada nocaminho. Nenhuma provisão pode me salvar.

Por sorte esta viagem é realmente imensa.

(FRANZ KAFK)

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Sonho...
























"Sonho com um amor que seja mais do que duas pessoas

ansiando para possuir uma à outra...

Sonho com um amor em que duas pessoas compartilham

uma paixão de buscar juntas uma verdade mais elevada.

Talvez não devesse chamá-lo de amor.

Talvez seu nome real seja amizade."

(Friedrich Nietzsche)

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Solitário Pensador

"Odeio seguir alguém, como também conduzir. Obedecer? Não! E governar, nunca!

Quem não se mete medo não consegue metê-lo a ninguém, somente aquele que o inspira é capaz de comandar.

Já detesto comandar a mim mesmo!

Gosto, como os animais, das florestas e dos mares, de me perder durante um tempo, permanecer a sonhar num canto encantador, e forçar-me a regressar de longe ao meu lar, atrair-me a mim próprio... de volta para mim."
 
(Nietzsche, in A Gaia Ciência)

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Pontes da Vida

"Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida - ninguém, exceto tu, só tu.

Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes,e semi-deuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias.

Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar.

Onde leva? Não perguntes, segue-o..."
..
(Nietzsche)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...