"A literatura tem essa magia de nos tornar contemporâneos de quem quisermos." (Inês Pedrosa)

domingo, 27 de novembro de 2011

Amor Fati

Leonid Afremov

"... vou dizer qual é o pensamento que deve tornar-se a razão, a garantia e a doçura de toda a minha vida! É aprender cada vez mais a ver o belo na necessidade das coisas: é assim que serei sempre daqueles que tornam as coisas belas. Amor fati: seja esse de agora em diante o meu amor. Não quero fazer guerra ao feio. Nâo quero acusar nem mesmo os acusadores. Desviarei o meu olhar, será essa, de ora em diante, a minha única negação! E, numa palavra final, não quero, a partir de hoje, ser outra coisa senão um afirmador."

- Friedrich Nietzsche

terça-feira, 15 de novembro de 2011

A Ilusão da Liberdade

A experiência faz ver, portanto, tão claramente como a razão, que os homens se julgam livres apenas porque são conscientes das suas ações e ignorantes das causas pelas quais são determinados; e, além do mais, que as decisões da alma nada mais são que os próprios apetites, e, por conseguinte, variam conforme as várias disposições do corpo. Cada um, como efeito, governa tudo segundo a sua afecção própria. 


(Spinoza in "Ética, III)

domingo, 13 de novembro de 2011

Meu Coração

Edvard Munch
Meu coração de pedra
Meu coração de aço
Atrofiou sofridamente
Como coração de gato

Sete vezes morre
Oito vezes nasce
Silenciosamente
Sobrevive no vácuo

Na contradição da vontade
A chuva é escassa
Eis a verdade

Os amores já morreram,
Da coração saudável
Só restou a saudade.

(John Bernard Calvin)

sábado, 5 de novembro de 2011

O Silêncio


"Daí que as palavras sejam instrumento de morte - ou de salvação. Daí que a palavra só valha o que valer o silêncio do ato. Há também o silêncio. O silêncio, por definição, é o que não se ouve. O silêncio escuta, examina, observa, pesa e analisa. O silêncio é fecundo. O silêncio é a terra negra e fértil, o húmus do ser, a melodia calada sob a luz solar. Caem sobre ele as palavras. Todas as palavras. As palavras boas e as más."

(José Saramago “As Palavras”, 1968)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...