"A literatura tem essa magia de nos tornar contemporâneos de quem quisermos." (Inês Pedrosa)

quarta-feira, 21 de março de 2012

Admiração

Norman Parker
"O esforço de não perder completamente o rumo, medindo o admirável é um exercício de admiração. A admiração concede asilo ao talento, ao qual não nos equiparamos. Admiração por obras que nós mesmos não somos capazes de produzir, mesmo que tivéssemos mil vidas."

(Emil Cioran)

domingo, 18 de março de 2012

Sociedade de Consumo

"Da mesma maneira que a sociedade da Idade Média se equilibrava em Deus e no Diabo, assim a nossa se equilibra no consumo e na sua denúncia. Em torno do Diabo, era ainda possível organizar heresias e seitas de magia negra. Mas, a magia que temos é branca, e não é possível qualquer heresia na abundancia. É a alvura profiláctica de uma sociedade saturada, de uma sociedade sem vertigem e sem história, sem outro mito além de si mesma."

(Jean Baudrillard in "Sociedade de Consumo")

domingo, 11 de março de 2012

A Condição Humana

Fluindo na direção da morte, a vida do homem arrastaria consigo, inevitavelmente, todas as coisas humanas para a ruína e a destruição, se não fosse a faculdade humana de interrompê-las e iniciar algo novo, faculdade inerente à ação como perene advertência de que os homens, embora devam morrer, não nascem para morrer, mas para começar. 

(Hannah Arendt "A Condição Humana")
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...