"A literatura tem essa magia de nos tornar contemporâneos de quem quisermos." (Inês Pedrosa)

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Mudança

“Se cada pessoa que pensa mudar o mundo procurasse mudar a si mesmo antes, o mundo seria um lugar bem melhor para se viver”.

Existem milhares de pessoas, principalmente jovens que acreditam num mundo melhor, que tem vontade de mudança. Mas o pensamento mudança é mais complexo que parece, não adianta uma revolução para o socialismo ou para o comunismo se continuarmos com o pensamento mesquinho, egoista e individualista, aquele pensamento que impõe o certo e o errado.

É fácil se sensibilizar, se comover com as guerras no oriente, com o genocídio em Gaza ou até mesmo com as catástrofes naturais como em Santa Catarina. É fácil pegar o telefone e fazer uma doação, ou uma simples transferência sem se levantar da cadeira. Não há problema nenhum em ajudar as pessoas vitimas nesses casos, mas o problema é a indiferença com os problemas sociais locais, ignorar os problemas a sua volta e ajudar quem está bem longe sem nenhum esforço.

A verdadeira mudança deve começar por dentro para se refletir por fora. Mudar o mundo é possível sim, mas o seu mundo, ajudar as pessoas que estão a sua volta até determinado momento que a mudança seja constante, que a melhora seja visível, e a partir daí a mudança seja coletiva.

Mas para isso precisamos ver as pessoas a nossa volta como seres humanos e não apenas mais um na multidão. A mudança começa acreditando na recuperação do ser humano, dando oportunidades e não excluindo. Não só dando esmolas pra crianças de ruas e mendigos, mas retirando essas crianças da rua. Talvez digam é fácil falar quero ver fazer, e também em meio milhares não vai fazer diferença. Aí que está o erro e a raiz do problema. Não espero pelos outros, faça sua parte, pra cada pessoa que você ajudar você estará fazendo a diferença. Se não pode tirá-las da rua ajude instituições que fazem isso, principalmente aquelas que estão a sua volta, que agem na sua comunidade.

“Se não puder fazer tudo, faça tudo que puder”.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...