"A literatura tem essa magia de nos tornar contemporâneos de quem quisermos." (Inês Pedrosa)

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Educação é a “Solução”

O setor educacional brasileiro está precário, baixos investimentos tem sido feito em relação ao PIB. Baixa remuneração dos professores, falta de preparo dos mesmos, desmotivação, falta de estrutura nas instituições publicas, fruto do descaso com que as autoridades competentes – as chamo de incompetentes - lhe dão com a educação e sua importância.

Como alcançar a justiça, democracia, cidadania, liberdade, honestidade, consciência e a igualdade social sem a educação de qualidade?

É possível um individuo obter todas essas qualidades sem educação?

Não, impossível. Sem o acesso a educação de qualidade – eis o problema – se torna quase impossível um indivíduo obter tais qualidades, e menos ainda ascender socialmente. É impossível um país crescer afundado no poço da ignorância. É impossível acabar com a ignorância ignorando os ignorantes.

Como se chegar à justiça em um mundo de cegos? Como se chegar à democracia sem ter a consciência de sua importância? Como se chegar à cidadania sem igualdade? Como conquistar a igualdade sem democracia? Como conquistar a liberdade sem conhecimento? E por fim, como chegar a tudo isso sem educação de qualidade?

Enquanto a educação não for prioridade o Brasil vai continuar sendo um país do futuro.

Chega de ser o país do futuro, é preciso ser o país do presente, do agora. A educação é a solução!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...