"A literatura tem essa magia de nos tornar contemporâneos de quem quisermos." (Inês Pedrosa)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O Livro


Dos diversos instrumentos do homem, o mais assombroso é, indubitavelmente, o livro. Os outros são extensões do seu corpo. O microscópio e o telescópio são extensões da vista; o telefone é o prolongamento da voz; seguem-se o arado e a espada, extensões do seu braço. Mas o livro é outra coisa: o livro é uma extensão da memória e da imaginação.  Em «César e Cleópatra» de Shaw, quando se fala da biblioteca de Alexandria, diz-se que ela é a memória da humanidade. O livro é isso e também algo mais: a imaginação. Pois o que é o nosso passado senão uma série de sonhos? Que diferença pode haver entre recordar sonhos e recordar o passado? Tal é a função que o livro realiza. (...) Se lemos um livro antigo, é como se lêssemos todo o tempo que transcorreu até nós desde o dia em que ele foi escrito. Por isso convém manter o culto do livro. O livro pode estar cheio de coisas erradas, podemos não estar de acordo com as opiniões do autor, mas mesmo assim conserva alguma coisa de sagrado, algo de divino, não para ser objecto de respeito supersticioso, mas para que o abordemos com o desejo de encontrar felicidade, de encontrar sabedoria. 

(Jorge Luís Borges, in 'Ensaio: O Livro')

4 comentários:

Richard Mathenhauer disse...

Alan,

Como amante do livro, sinto um prazer em ler sua postagem. Eu compro muito em sebos, e é sempre algo prazeroso o contato com livros antigos, pensar por quais mãos passaram, encontrar vestígios, anotações...

E mais que isso dito na postagem, o livro é revolucionário. Não é em vão que foi tão perseguido.

Borges, bom mestre que foi (e é, na memória de seus livros), disse tudo.

Abraços,

Alan Tykhé disse...

Pois é, meu caro amigo, os livros são sagrados, é com amor com os cultuo, é com gratidão que os zelo e com respeito que os tenho... ah, que seria de mim sem os livros, sem os amigos que assim fiz, que mesmo mortos não cessam de viver!!!

Abraços

William Garibaldi disse...

Gostei de conhecer teus Blogs, senti tua energia forte quando te vi lá no Sabor da Letra, e vim conferir.
Parabéns!
Que conteúdo incrível, destaco os post's: "O Livro" e o"O que é viajar? "e este que comento... vou voltar sempre.
Abraço!

Alan Tykhé disse...

Excelente seu blog, viajei (no bom sentido, claro) em suas postagens... que maravilho é esse mundo virtual que faz troça da distancia, nos aproximando com o que há de mais distante e mais interessante!

Abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...