"A literatura tem essa magia de nos tornar contemporâneos de quem quisermos." (Inês Pedrosa)

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sábios?

Já não sou um sábio para as ovelhas : assim o quer a minha sorte. Bendita seja! Porque é esta a verdade: saí da casa dos sábios atirando com a porta. Demasiado tempo esteve a minha alma faminta sentada à sua mesa; eu não estou assim como eles, adestrado para o conhecimento como para descascar nozes. 

Amo a liberdade e o ar na terra fresca; e até me agrada mais dormir em peles de bois do que nas suas honrarias e dignidades. Sou ardente demais e estou demasiado consumido pelos próprios pensamentos; falta-me com frequência a respiração; então necessito procurar ar livre e sair de todos os compartimentos empoeirados. 

Eles, porém, estão sentados muito frescos à sombra: em parte alguma querem passar de espectadores, e guardam-se bem de se sentar onde o sol caldeia os degraus. Com os que se postam no meio da rua a olhar de boca aberta quem passa, assim eles aguardam de boca aberta os pensamentos dos outros. (...) Se dão mostras de sábios, horrorizam-me com suas pequenas sentenças e verdades: a sua sabedoria cheira amiúde como se saísse de um pântano, e indubitavelmente já nele ouvi cantar rãs. 

(Friedrich Nietzsche "Assim Falou Zaratustra)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...