"A literatura tem essa magia de nos tornar contemporâneos de quem quisermos." (Inês Pedrosa)

segunda-feira, 27 de abril de 2009

O Ilusionista


Ilusionismo é a arte de entreter uma audiência criando ilusões que confundem e surpreendem, geralmente por darem a impressão de que algo impossível aconteceu, como se o mágico tivesse poderes sobrenaturais. No entanto, esta ilusão da magia é criada totalmente por meios naturais. Conseguem iludir através do controle da atenção dos espectadores, com belas assistentes, luzes, fumaça e etc.

No dia-a-dia nos deparamos com ilusionistas em todos os lugares e quase todo o tempo. O mais comum deles é a publicidade com belos comerciais de TV e Outdoors em lugares estratégicos. Todos eles usando o mesmo truque, focando nossa atenção na bela embalagem, nas mil utilidades e milagres do produto, com belas mulheres estampadas semi-nuas, ou com decotes etc. Com muita rapidez na fala evitando assim deixar o espectador pensar e o levar ao equivoco de ser iludido.

Há os tele-jornais e jornais impressos usando o mesmo truque, chamando nossa atenção com as noticias mais atraentes e as deixando as para o final para garantir publico até o final do espetáculo. Sensacionalizando noticias que lhes interessarem e pouco focando outras que não lhes convém. Com muita rapidez e comentários bastante tendenciosos mais uma vez iludindo o publico, sem os deixar pensar!

E por fim a pior espécie de Ilusionista – os Políticos. Esses possuem uma equipe de profissionais para lhes auxiliarem, o que chamo de “Esquadrão Tático” são bem treinados e seu trabalho é impecável. Com seus belos discursos, usando o “Mito do Bem Comum”, usando as belas possibilidades que eles – o produto – podem fazer, ou com os possíveis resultados já alcançados trabalham bem nossa atenção sensacionalizando e encobrindo qualquer vestígio de seus truques. E com seu ilusionismo conseguem o que querem!
Na antiguidade Platão com “O Mito da Caverna” demonstra perfeitamente como o mundo dos sentidos nos enganam e só nos levam ao conhecimento imperfeito ou aproximado. Daí se desenvolveu o método da “Arte da Dúvida”, consiste no questionamento e aplicação da dúvida em qualquer verdade, usando observações (sentidos) e a razão para se chegar ao conhecimento seguro. 

Aplicando esse método no dia-a-dia, dificilmente algum Ilusionista irá nos iludir com seus truques baratos; sempre duvidando e buscando o conhecimento seguro, estudando as origens de nossas convicções e a origem das verdades impostas sem medo. Shakespeare já dizia – “A verdade nunca perde em ser confirmada”!


Quem foi >> Alan

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...