"A literatura tem essa magia de nos tornar contemporâneos de quem quisermos." (Inês Pedrosa)

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Que é viajar?

"Noite Estrelada" Van Gogh

Que é viajar, e para que serve viajar? Qualquer poente é o poente... porque se a libertação não está em mim, não está, para mim, em parte alguma. Nunca desembarcamos de nós. " Por mais alto que subamos e mais baixo que desçamos, nunca saímos das nossas sensações", segundo Condillac. As verdadeiras paisagens são as que nós mesmos criamos, porque assim, sendo deuses delas, as vemos como elas verdadeiramente são, que é como foram criadas. Quem cruzou todos os mares, cruzou somente a monotonia de si mesmo. Já cruzei mais mares do que todos. Passei já por cidades mais que as existentes, e os grandes rios de nenhuns mundos fluíram, absolutos, sob os meus olhos contemplativos. Se viajasse, encontraria a cópia débil do que já vira sem viajar. 


(Fernando Pessoa)

2 comentários:

Richard Mathenhauer disse...

Ah, mas Eu queria muito me desembarcar inteiro lá na minha Terra Espiritual!

Adoro Fernando Pessoas & seus Desdobramentos...

Abraços, meu amigo filósofo.

Alan Tykhé disse...

Eu também quero, aliás, ainda vou fazer isso, com certeza vou...

O Pessoa, me perdoe a pretensão, é está entre os meus melhores amigos que inventei...

Abraço, meu amigo poeta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...