"A literatura tem essa magia de nos tornar contemporâneos de quem quisermos." (Inês Pedrosa)

sábado, 6 de fevereiro de 2010

A Viagem

Ordenei que tirassem meu cavalo da estrebaria. O criado não me entendeu. Fui pessoalmente à estrebaria, selei o cavalo e montei-o.

Ouvi soar à distância uma trompa, perguntei-lhe o que aquilo significava. Ele não sabia de nada e não havia escutado nada.

Perto do portão ele me deteve e perguntou:

- Para onde cavalga senhor?
- Não sei direito - eu disse -, só sei que é para fora daqui,fora daqui. Fora daqui sem parar; só assim posso alcançar meu objetivo.

- Conhece então o seu objetivo? - perguntou ele.
- Sim - respondi - Eu já disse: "fora-daqui", é esse o meu objetivo.
- O senhor não leva provisões - disse ele.

- Não preciso de nenhuma - disse eu. - A viagem é tão longa que tenho de morrer de fome se não receber nada nocaminho. Nenhuma provisão pode me salvar.

Por sorte esta viagem é realmente imensa.

(FRANZ KAFK)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...