"A literatura tem essa magia de nos tornar contemporâneos de quem quisermos." (Inês Pedrosa)

terça-feira, 16 de março de 2010

Os filósofos

"Assim, pois, os filósofos são piores que os fariseus, sobre os quais lemos que impõem pesados fardos, sem eles mesmos erguerem um dedo para levantá-los. Pois isto é o mesmo, pouco importa que não os levantem, desde que possam ser levantados. Mas os filósofos exigem o impossível.

E quando há um jovem que acredita que filosofar não é conversar ou escrever, mas realizar com exatidão o que os filósofos dizem que se deve realizar, estes o fazem desperdiçar vários anos de sua vida, e então se mostra que aquilo era impossível, e então ele se deixou agarrar tão profundamente que talvez sua salvação seja impossível."


(Kierkegaard em "É Preciso Duvidar de Tudo")

2 comentários:

Tais Luso de Carvalho disse...

Alan, ontem deixei um comentário num blog que falava sobre o pensamento de um filósofo sobre o que seria a felicidade. Tal filósofo complicou tanto a tal da felicidade – com tantos rodeios mirabolantes, dramáticos e neuróticos que não cheguei a um denominador comum. Felicidade não se explica, se sente e se vive. É um estado de paz. Mas agora deu pra ficar mais calma. Ô gente pra complicar a vida... Ótimo post.

Bjs
Tais luso

Alan Tykhé disse...

Verdade Taís, os filósofos, sem querer generalizar, não são as pessoas mais indicadas para falar sobre a felicidade. Os poetas geralmente tem uma visão mais aguçada e precisa, além de serem especialistas sobre a alma humana.

Bjss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...