"A literatura tem essa magia de nos tornar contemporâneos de quem quisermos." (Inês Pedrosa)

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Os homens podem ser racionais?

Salvador Dalí

O homem é racional na proporção em que a sua inteligência orienta e controla os seus desejos.
Acredito que o controle dos nossos actos pela inteligência é, afinal, o que mais importa e a única coisa capaz de preservar a possibilidade de vida social, enquanto a ciência expande os meios de que dispomos para nos ferir e destruir. O ensino, a imprensa, a política, a religião - numa palavra, todas as grandes forças do mundo - estão actualmente do lado da irracionalidade; estão nas mãos dos homens que lisonjeiam Populus Rex com o fito de desencaminhá-lo. O remédio não está em nada heróico nem cataclísmico, mas nos esforços dos indivíduos no sentido de uma opinião mais sadia e equilibrada das nossas relações com o próximo e a sociedade. É à inteligência, cada vez mais divulgada, que devemos recorrer para a solução dos males de que sofre o nosso mundo. 


(Bertrand Russell, in 'Ensaios Cépticos: Os Homens Podem Ser Racionais?')

2 comentários:

Bento Sales disse...

Alan, considero o homem mais irracional que racional porque o que direciona suas ações é mais o instinto do que a razão.
Concordo com Russell.

Abraços.

Alan Tykhé disse...

Considero o racional na medida que cada comportamento é motivado por uma lógica que tende a satisfação dos desejos, auto-regulação, tendo como referência a visão de mundo peculiar de cada ser.

Abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...