"A literatura tem essa magia de nos tornar contemporâneos de quem quisermos." (Inês Pedrosa)

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A Punição

A punição destina-se a eliminar comportamentos inadequados, ameaçadores ou, por outro lado, indesejáveis de um dado repertório, com base no princípio de que quem é punido apresenta menor possibilidade de repetir seu comportamento. Infelizmente, o problema não é tão simples como parece. A recompensa (reforço) e a punição não diferem unicamente com relação aos efeitos que produzem. Uma criança castigada de modo severo por  brincadeiras sexuais não ficará necessariamente desestimulada de continuar, da mesma forma que homem preso por assalto violento não terá necessariamente diminuída sua tendência à violência. Comportamentos sujeitos a punições tendem a se repetir assim que as contingências punitivas forem removidas. 

(Burrhus Frederic Skinner)

2 comentários:

Bento Sales disse...

Alan, concordo com Skinner: o castigo não inibe ninguém da reincidência. Nos países em que adotam a pena de morte, a criminalidade não diminui por essa razão.

Gostei da ilustração de Sísifo!

Abraços!

Alan Tykhé disse...

A punição é a ilusão da justiça mais consolidade, pune para intimidar toda a população, sem no entanto, eliminar as causas determinantes.

Não achei imagem e exemplo melhor!

Abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...