"A literatura tem essa magia de nos tornar contemporâneos de quem quisermos." (Inês Pedrosa)

sábado, 4 de junho de 2011

O Estrangeiro

Ben Gossens
Mesmo no banco dos réus, é sempre interessante ouvir falar de si mesmo. Durante as falas do promotor e do meu advogado, posso dizer que se falou muito de mim, e talvez até mais de mim do que do meu crime. (...) Apesar das minhas preocupações, às vezes eu ficava tentando intervir e meu advogado me dizia, então, "cale-se, é melhor para seu caso". De algum modo, pareciam tratar deste caso à margem de mim. Tudo se desenrolava sem a minha intervenção. Acertavam o meu destino, sem me pedir uma opinião. De vez em quando, tinha vontade de interromper todo mundo e dizer: "Mas afinal quem é o acusado? É importante ser o acusado. E tenho algo a dizer." Mas pensando bem, nada tinha a dizer. Devo reconhecer, aliás, que o interesse que se tem em ocupar as pessoas não dura muito tempo.

- Albert Camus
O Estrangeiro



Um comentário:

Tiago M. Franco disse...

É sem duvida uma grande obra. Uma das melhores que já li até hoje.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...