"A literatura tem essa magia de nos tornar contemporâneos de quem quisermos." (Inês Pedrosa)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Quanto mais objetos de interesse...


Toda a desilusão é para mim uma doença que certas circunstâncias podem tornar inevitável, é verdade, mas que, quando se produz, nem por isso deve deixar de ser tratada o mais rapidamente possível, em vez de ser olhada como uma forma superior de sabedoria. Um homem, suponhamos, gosta de morangos e um outro não gosta; em que é que o último é superior ao primeiro? Não há nenhuma prova impessoal e abstracta de que os morangos sejam bons ou maus. Para quem gosta são bons, para quem não gosta são maus. Mas o homem que gosta tem um prazer que o outro não conhece; sobre este ponto, a sua vida é mais agradável e está melhor adaptado ao mundo onde ambos têm de viver. 

O que é verdadeiro neste exemplo trivial é igualmente verdade nas questões mais importantes. O homem que gosta de assistir a desafios de futebol é sob esse aspecto supeior ao homem que não gosta. O que aprecia a leitura é ainda mais superior do que aquele que não a aprecia, pois as oportunidade de ler são mais frequentes do que as de ver desafios de futebol. Quanto mais objectos de interesse um homem tem, mais ocasiões tem também de ser feliz e menos está á mercê do destino, pois se perder um pode recorrer a outro. A vida é demasiado curta para nos permitir interessar-nos por todas as coisas, mas é bom que nos interessemos por tantas quantas forem necessárias para preencher os nossos dias. Somos todos propensos à doença do introvertido que, perante o multiforme espectáculo que o mundo lhe oferece, desvia a vista para contemplar somente o vazio dentro de si. 



(Bertrand Russell, in 'A Conquista da Felicidade' )

2 comentários:

AgniruC disse...

és profundo amigo ...sigo para ficar por dentro da sua profundidade!!

Bento Sales disse...

Alan, quero lhe parabenizar por ser tão eclético nas postagens.
O texto de Russell tem razão: não podemos saber sobre o sabor do fruto se não provar, nem também poderemos ser justos julgando-o pela aparência.

Amigo, quero lhe agradecer pela visita e comentário inteligente no meu blog.
Confesso que tinha essa queixa, pois queria ver sua opinião sobre o que escrevo.

Para celebrar nossa amizade, estou lhe dando um selo.
Pegue-o no meu blog.

Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...